Notícias
O último dia do SENATEC 2024 foi marcado por apresentações de grande impacto e pela troca de experiências entre técnicos industriais de todo o Brasil. Foram expostos projetos técnicos desenvolvidos por alunos de diferentes instituições de ensino do país. Uma das participações de destaque foi a do aluno maranhense Pedro Paulo Milhomem, da Escola Santa Teresinha, que apresentou o projeto “Análise do Biopotencial Larvicida do Juá Bravo em Larvas de Mosquitos Causadores de Doenças Tropicais”. O projeto, orientado pelo professor Carlos Fonseca Sampaio e apoiado pelo CRT-02, investiga soluções econômicas e sustentáveis para o combate a doenças como dengue e zika. “Os resultados do trabalho têm enorme relevância econômica para a saúde mundial e são ‘amigos’ do meio ambiente, pois não o agridem durante sua aplicação e têm baixa toxicidade”, destaca o jovem Pedro Milhomem.
O presidente do CRT-02, João Batista Souza, que entregou o troféu de honra ao mérito a Pedro Paulo, aluno apoiado pelo conselho, destacou a importância do evento e a relevância do apoio a iniciativas como a do jovem maranhense. “O SENATEC é um espaço essencial para que nossos técnicos e futuros profissionais mostrem o valor de suas pesquisas e inovações. Apoiar projetos como o de Pedro Paulo, que alia ciência e sustentabilidade para enfrentar desafios de saúde pública, reflete o compromisso do CRT-02 com o desenvolvimento tecnológico e o bem-estar da sociedade”, afirmou João Batista.
Além disso, o evento contou com a palestra “Aonde a Pesquisa Pode me Levar?”, ministrada por Luis Eduardo Selbach, coordenador-geral da MOSTRATEC, e outras apresentações que discutiram temas como governança e empreendedorismo, fechando o SENATEC com chave de ouro.
Para João Batista Souza, a participação dos técnicos industriais no SENATEC reforça o papel desses profissionais na construção de um futuro mais sustentável e inovador: “O trabalho em equipe, o conhecimento técnico e o compromisso com a ética e a sustentabilidade foram elementos fundamentais discutidos aqui. Isso nos motiva a continuar apoiando e promovendo a valorização dos técnicos industriais em todo o país.”
GALERIA:
Outras Notícias