Notícias

Reestruturação do Sistema SINCETI é Realizada na Sede do CRT-02 em São Luís – Maranhão

  • 10 de junho de 2024

Durante a semana de 3 a 7 de junho, a Sede do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região — CRT-02, localizada em São Luís, Maranhão, foi o centro de um importante encontro. O evento contou com a participação do Gerente de Tecnologia da Informação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais — CFT e membros do CRT-02, que trabalharam juntos para organizar e otimizar o Sistema SINCETI, alinhando-o ao organograma e cargos do Conselho Regional.

A reunião teve como foco a reestruturação do Sistema de Informação e Comunicação dos Conselhos de Técnicos Industriais (SINCETI), ferramenta essencial para a gestão e operação dos Conselhos Regionais. Este processo de otimização busca alinhar o sistema às necessidades e particularidades do CRT-02, garantindo que os princípios da administração pública sejam rigorosamente cumpridos.

Durante os cinco dias de atividades, diversas estratégias foram discutidas e implementadas para assegurar que o SINCETI não apenas atenda aos requisitos operacionais, mas também promova maior eficiência e transparência na gestão dos serviços prestados aos técnicos industriais da região. A presença do Gerente de TI do CFT foi fundamental para orientar as ações de alinhamento tecnológico, assegurando que as melhorias sejam sustentáveis e integradas ao sistema nacional.

“a finalidade dessa visita, que vem acontecendo em todos os regionais, o CRT-02 ele é o penúltimo regional que está recebendo essa visita, o objetivo principal dela é mapear e reconfigurar todo o fluxo de processos dentro do sistema, então setores, realocação de funcionários, o objetivo final dela é dar mais transparência do que vem acontecendo dentro do sistema, dar mais autonomia para o regional, seja nas suas ações, seja em sua saúde. Tomada de decisões aqui dentro, então, é o mínimo de demanda possível para o CFT, né, alinhar os processos também ali dentro”, destacou o Gerente de TI do CFT. Ele ressaltou ainda a importância de uma estrutura bem definida e de processos claros para a prestação de serviços de qualidade aos profissionais e à sociedade.

Por fim, destacou ainda que os fluxos estejam definidos devido à aplicação da dívida ativa: “O impacto disso tudo foi voltado para a dívida ativa. Então, como está sendo aplicada a dívida ativa, a dívida ativa precisa que todos os fluxos aqui dentro estejam definidos. Hoje, finalizando isso daqui, é para o pessoal da dívida ativa dar continuidade. O CRT-02 é um CRT que já utilizava o fluxo de processo interno, então isso é muito bom, é uma vantagem comparando aos demais regionais, porque já utilizava esse sistema, então os fluxos de processos funcionam muito bem aqui dentro. Basicamente é isso”, pontuou o Gerente de TI do CFT.

A reestruturação do SINCETI no CRT-02 é um passo significativo para aprimorar a gestão administrativa e operacional do conselho, refletindo um compromisso com a excelência e a inovação. As mudanças realizadas prometem beneficiar diretamente os técnicos industriais registrados, oferecendo um sistema mais robusto e eficiente para suas atividades profissionais.