Notícias
Proteger a sociedade e fiscalizar o exercício legal da profissão. Estes são os pilares do trabalho que sustenta a história do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos conselhos Regionais que integram o Sistema CFT/CRTs, e que nesta terça-feira (26/03) celebram o sexto ano de publicação da Lei Federal N.º 13.639/2018.
As comemorações de aniversário da legislação que criou o conselho de classe que abrange as 27 unidades da federação, iniciaram na sexta-feira (22) com a sessão solene da Câmara dos Deputados. O ato legislativo proposto pelo deputado Giovani Cherini (PL/RS), lotou o Plenário Ulisses Guimarães. Deputados, presidentes, diretores, conselheiros, funcionários e técnicos industriais de várias regiões do Brasil, além de autoridades, representantes de conselhos federais das profissões regulamentadas, estudantes e imprensa, prestigiaram a sessão que promoveu o resgate histórico do Conselho dos Técnicos Industriais e as conquistas da categoria nos últimos anos.
Resgate histórico
“Viva o CFT! Viva os CRTs! Viva os técnicos industriais de todo o Brasil”, saudou o deputado Giovani Cherini, que além de ser o proponente da homenagem, presidiu a sessão em substituição ao deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Em sua manifestação, Cherini recordou da caminhada que resultou na aprovação unânime do seu parecer favorável ao Projeto de Lei N.5.179/2016. A documento apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, deu origem ao texto final submetido ao Senado Federal. “Foram décadas de espera”, reforçou o parlamentar ao anunciar apoio permanente à causa técnica no Congresso Nacional.
Para o Presidente do CRT-02, Técnico em Edificações, João Batista Sousa, esse momento foi um marco muito grande e necessário para classe técnica, como um todo: “é com grande alegria que hoje celebramos o aniversário da publicação da Lei Federal nº 13.639 de 26 de março de 2018, que deu origem ao Sistema CFT/CRTs. Esta data não apenas marca um marco importante em nossa história, mas também destaca o compromisso contínuo dos técnicos industriais com valores fundamentais. Demonstra, sobretudo, que atuamos com ética, transparência, responsabilidade civil, social e criminal em todas as nossas atividades. Que possamos continuar firmes nesse compromisso, sempre em busca da excelência em nossas práticas profissionais. Parabéns a todos nós e ao Sistema CFT/CRTs por mais um ano de conquistas e avanços!
Outras Notícias