Notícias

Painel amplia transparência na Fiscalização

  • 13 de junho de 2023

Dados extraídos do Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti) servem de base para o planejamento das ações e estratégias de fiscalização no âmbito do Sistema CFT/CRTs. As informações estão disponíveis no Painel da Fiscalização, mecanismo público que utiliza princípios da Business Intelligence (BI) para ampliar a eficiência e a transparência do conselho de classe criado com a finalidade de regular e fiscalizar o exercício legal da profissão em todas as regiões do Brasil.

Na versão atualizada estão disponíveis filtros avançados para pesquisas quantitativas. Além de indicadores que ampliam a visão sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais habilitados, as ações e o desempenho das equipes de fiscalização, dados demográficos locais e regionais, bem como relatórios gerenciais com informações úteis ao ambiente interno e externo.

O Perfil do Técnico em cada região pode ser explorado em página do Painel da Fiscalização. Além das modalidades técnicas o internauta pode pesquisar profissionais e empresas registrados em cidades ou regiões, filtrar a pesquisa por títulos, idade e ano de registro profissional.

No âmbito das atividades finalísticas do Sistema CFT/CRTs o Painel mostra as ações das equipes de fiscalização de todos os conselhos regionais, incluindo as preventivas. Também é possível visualizar dados a respeito das denúncias recebidas e analisadas por cada Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT), assim como números de Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs) emitidos pelos profissionais registrados.

A página conta ainda, com informações sobre os responsáveis pela fiscalização em cada regional, o Plano Nacional de Fiscalização (PNFI) 2023-2027 e diretrizes para a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Painel da Fiscalização, criado em 2021, dispõe do registro de 722.084 profissionais, sendo 377.781 ativos e 156.659 adimplentes. As modalidades técnicas com maior número de profissionais registrados são: Eletrotécnica (29,6%), Mecânica (18,79%), Eletrônica (12,93%), Edificações (10,97%), Eletromecânica (6,36%) e Telecomunicações (3,76%).