Notícias
Instituições públicas e privadas em todo o mundo promovem campanha em prol da prevenção do câncer de mama.
O câncer de mama corresponde à quinta causa de morte por câncer em geral – 626.679 óbitos – e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Por isso, o CFT adere ao Outubro Rosa, movimento a nível global onde instituições públicas e privadas divulgam a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.
O Outubro Rosa teve início em 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura”, realizado em Nova Iorque, para arrecadação de fundos que financiariam pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Com o crescimento do evento, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, que logo foi aderido por outros países, ganhando amplitude mundial.
A primeira ação atrelada ao Outubro Rosa no Brasil ocorreu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, quando o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista ganhou iluminação cor-de-rosa.
Vale destacar que a prevenção do câncer de mama é feita por meio do autoexame, observação de alterações de cor e textura nas mamas e pela mamografia a cada 2 anos para mulheres entre 50 e 69 anos.
O Ministério da Saúde estima que por meio de alimentação equilibrada, nutrição e atividade física o risco de se desenvolver o câncer de mama pode ser reduzido em até 28%. Além do controle de peso por meio de alimentação saudável e exercícios físicos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas também é recomendação para prevenir o câncer de mama.
Faça aqui o download da Cartilha “Câncer de Mama: é preciso falar disso” do INCA.
Outras Notícias