Notícias
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região, participou no dia 06 de Julho, de uma reunião que ocorreu na sala da SAEPI/SEDUC, envolvendo a Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral (SAEPI), Diretoria Adjunta de Ensino – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O objetivo do encontro foi discutir questões relacionadas ao Ensino Técnico e tomar decisões pertinentes a esse campo de atuação.
Durante a reunião, um dos pontos de destaque foi a discussão e elaboração de um Protocolo de Intenções, esse documento tem como finalidade estabelecer acordos e diretrizes para fortalecer o Ensino Técnico na região. Através da parceria entre o CRT-02, SEDUC e Diretoria Adjunta de Ensino (IEMA), será possível estabelecer um trabalho conjunto e mais efetivo na formação de profissionais qualificados para a indústria.
A importância do Protocolo de Intenções reside na necessidade de promover a excelência no ensino técnico, atualizando os currículos e direcionando os esforços para a formação de profissionais capacitados e alinhados às demandas do mercado de trabalho.
Para Edmilson Vaz, Assessor da Presidência do CRT-02, participar desse encontro é fomentar as atividades institucionais e valorizar o exercício profissional: “foi celebrado o Protocolo de Intenções entre o Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Educação e o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região, o CRT-02, visando fomentar atividades institucionais e valorização do exercício Profissional dos Técnicos, diante das discussões postas, foi acertado a construção de um plano de trabalho, atividades como palestras informativas e educativas para que os estudantes técnicos possam saber suas resoluções e entender suas competências enquanto técnicos registrados. Hoje o exercício profissional ele só pode ser exercido por quem tem a formação e registro no seu Conselho de Classe, no caso o CRT-02, que abrange os Estados do Maranhão, Pará, Ceará, Piauí e Amapá e diante dessa construção tudo isso é gerado para que os estudantes técnicos possam ser dirigentes quanto as oportunidades de trabalho, e que imediatamente tendo essas informações, já se registram para que possam exercer a profissão, então está sendo construído de maneira que possa dar agilidade e eles possam aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho”.
Já para o Gerante Geral do CRT-02, Sr. José João: “foi muito importante a nossa participação nessa reunião, onde participaram representantes da SEDUC, IEMA mais o Conselho. Aonde foi discutido um Protocolo de Intensão, onde autoriza os representantes do Conselho adentrar nas turmas dos cursos técnicos que estão finalizando, para apresentarmos o que é o Conselho, para apresentarmos a importância do técnico ser registrado, para assim que finalizar o curso ele já possa estar com esse registro em mãos e facilitar sua entrada no mercado de trabalho”, destaca José João.