Notícias
Nesta última semana de 19 a 23/06, o Conselho Regional dos Técnicos Industrial da 2ª Região – CRT-02, recebeu a Equipe de Fiscalização do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) em uma importante ação de acompanhamento e conformidade das atividades nas ações de fiscalização do Regional. O objetivo principal dessa iniciativa foi melhorar e padronizar as ações de fiscalização de acordo com as normativas do CFT, além de fornecer capacitação e orientação necessárias para uma gestão eficiente dos resultados das ações de fiscalização.
A ação de acompanhamento e conformidade é uma importante ferramenta para assegurar a qualidade e a eficiência das atividades de fiscalização. Por meio desse processo, o CFT busca fortalecer as diretrizes e os procedimentos de fiscalização, garantindo que todas as normas sejam seguidas de forma rigorosa.
Esta prática está prevista no Plano de ação 2023 e almeja a orientação e conformidade das tarefas realizadas pelo setor de Registro e Fiscalização. A instrução e acompanhamento da equipe em atividade de campo, como utilização dos acessos ao SINCETI e utilização de equipamentos; verificação de acesso e instrução aos responsáveis pelo registro e fiscalização e equipe de apoio do CRT-02 as reuniões, no relato de processos de fiscalização no SINCETI; exposição das novas funcionalidades do painel de Fiscalização do Sistema CFT/CRTs.
Para o presidente do CRT-02, ação de acompanhamento e conformidade é fundamental para o aprimoramento contínuo da fiscalização realizada pelos agentes: “nossa intenção é uma atuação cada vez mais eficiente e alinhada com as diretrizes estabelecidas, garantindo assim excelência na prestação de serviços à sociedade e o cumprimento das obrigações legais”, afirmou o presidente.
Durante o período de acompanhamento, foram realizadas análises minuciosas das atividades de fiscalização do CRT-02, verificando-se o cumprimento das norma e diretrizes estabelecidas pelo CFT. Além disso, foram oferecidas capacitações e orientações específicas, com o intuito de aprimorar as práticas de fiscalização e a gestão dos resultados alcançados.
Com a conclusão desta ação de acompanhamento e conformidade, o CRT-02 deve implementar ainda mais, melhorias significativas em suas atividades de fiscalização. A padronização e o cumprimento das normativas do CFT contribuirão para o fortalecimento do conselho regional e para uma maior transparência na prestação de contas ao TCU.
A Gerente de Fiscalização do CFT, Luíza Cordeiro, acompanhada pela equipe de fiscalização do CFT, que esteve durante toda a semana na sede do CRT-02, em São Luís Maranhão, com intuito principal de orientar na melhoria e padronização das ações de fiscalização conforme as normativas do CFT c/c com os acórdãos 1925/2019 e 4553/2023 do TCU, ressaltou a importância do acompanhamento da atividade fim do Conselho Regional: “esta visita veio por causa do acórdão 1925, que fala que o federal tem que acompanhar os Regionais principalmente nas atividades de fiscalização. Portanto, são uma série de normativa, como o acórdão do TCU que requerem informações sobre a fiscalização, como, quantidade de fiscalização. Enfim, é uma série de informações com mais de 140 itens e ainda as normativas do CFT”, destaca a Gerente.
A colaboração e o diálogo contínuo entre os conselhos são fundamentais para o fortalecimento da profissão e a garantia do exercício ético e competente da atividade técnica.
Outras Notícias