Notícias

CRT-02 participa de Seminário do TCU que visa discutir governança das instituições que fiscalizam profissão no Brasil

  • 2 de maio de 2023

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região, esteve presente, na manhã desta quinta-feira (27), no Auditório Pereira Lira, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília, participando do evento “Governança, transparência e dados abertos nos conselhos de fiscalização profissional”. O seminário tem como objetivo, discutir os desafios enfrentados pelos conselhos de fiscalização profissional no Brasil, com ênfase na governança, transparência e dados abertos, além de promover o diálogo e a troca de experiências entre os Conselhos de Fiscalização Profissional e o TCU, visando aprimorar a governança e a transparência da fiscalização profissional brasileira.

O Assessor de Planejamento Estratégico, Jozerly Júnior, foi representando o CRT-02. Na oportunidade, no Seminário foram apresentados os resultados do levantamento de auditoria realizado no segundo semestre de 2022, revelando os aspectos que exigem maior atenção e os riscos associados. Também foram abordadas as prioridades relativas à transparência e ao acesso a dados abertos, destacando seu papel fundamental para o fortalecimento e aprimoramento dos conselhos profissionais. Além disso, os participantes do Seminário foram informados sobre o desenvolvimento da nova auditoria, já em andamento, e sobre a futura Decisão Normativa que complementará a forma de prestação de contas dos conselhos para 2024.

Para Julia Fontinhas, Assessora jurídica do CRT-02, que participou de forma virtual, a “participação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Reunião foi imprescindível para alinhar temas relativos a transparência dos Conselhos de Fiscalização profissional. Após o evento, estaremos implementando muitas das recomendações do Tribunal de Contas da União”, destacou.

Foi um encontro que teve como foco principal, fomentar a adoção de melhores práticas e a evolução contínua dessas instituições, bem como, promover um espaço de debate e reflexão sobre a importância de uma atuação eficiente e transparente dos conselhos profissionais.

Juntos somos mais fortes!