Notícias
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região – CRT-02, que continua com a sua equipe na cidade de Tucuruí, no Pará, esteve manhã desta quarta-feira, 19, no Instituto Federal do Pará, Campus Tucuruí.
Na ocasião, o presidente João Batista e a sua equipe visitou o laboratório IFMAKER, implantado e beneficiado através de edital em 2021, que tem uma cultura moderna e com um significado “faça você mesmo”. O laboratório tem um acervo de ferramentas, mecanismo, tecnologia e software que proporciona a implementar as ideias e os trabalhos na aprendizagem.
Para o presidente João Batista Souza, o limite é a criatividade e as ideias que serão implementadas no laboratório depende destes alunos que já tem muita facilidade com a tecnologia: “percebemos que o laboratório já possui o necessário. Portanto, o limite para estes alunos são as ideias e a criatividade de cada um, eles já têm muita facilidade com a tecnologia”, destaca.
Para o professor Midson Cardoso, que recepcionou o presidente do CRT-02 e a sua equipe no IFPA, as diversas criações e cada projeto tem uma origem e finalidade diferente: “aqui temos projeto de extensão, projeto de inclusão e acessibilidade, como o prédio da Defensoria Pública, sendo o primeiro do Brasil com mapa que se comunica com a pessoa cega, com bengala que emite informação para que ela possa se deslocar com segurança e autonomia por dentro do prédio, placas de identificação em língua brasileira de sinais, no código de leitura em braile. Tudo isso envolve conceito de tecnologia e inovação, assim como outras áreas. Enfim, estes alunos estão tendo oportunidade de desfrutar desta tecnologia que o IFPA tem implantado”.
Já para aluna Isabely Cristiny, do curso técnico em edificações integrado ao ensino médio, o projeto de resgatar a história do ‘Colégio das Irmãs’, através da impressão em 3D, visa, além do resgate histórico, a inclusão: “além de resgatar a história, também faz a inclusão de pessoas cegas, né!? Para elas ter o tato de quando for pegar na maquete, sentir os detalhes do prédio como era antigamente, isso tá trazendo grandes benefícios. Tô aprendendo bastante”, ressaltou, Isabely.
A comitiva também foi recebida pelo Diretor Geral do IFPA, o Sr. Anderson Barbosa, ressaltou a importância da capacitação técnica que na região do lago, o Campus Tucuruí, tem este eixo em destaque, a formação técnica: “primeiro o IFPA tem na sua predominância, curso da área industrial, por isso o Campus Tucuruí, ele é classificado como Campus Industrial. Além disso, Tucuruí é uma cidade referência para todos os outros municípios que fazem parte da região do lago de Tucuruí”, relatou.