Alumar anuncia retomada de sua capacidade total de produção de alumínio, gerando mais de 2.500 empregos diretos e indiretos.

  • 1 de fevereiro de 2022

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar anuncia a retomada de 100% de sua capacidade de produção de alumínio. A South 32, empresa parceira no Consórcio, anunciou na noite de 5 de janeiro, que vai retomar os 40% de sua participação na produção de alumínio na planta. Com o anúncio, a Alumar retoma 100% de sua capacidade de produção, que será de 447 mil toneladas métricas de alumínio por ano (mtpa). Ao todo, a reinicialização envolverá a contratação de mais de 1.000 colaboradores, além de gerar 1.500 empregos indiretos na região. Em setembro, a Alcoa, que retém 60% da Alumar, já havia anunciado a retomada de sua parte da produção.

O processo para o reinício da produção já começou. A entrega do primeiro lingote de alumínio está prevista para o segundo trimestre de 2022 e a capacidade total deverá estar operacionalizada até março de 2023 e abastecida com energia 100% renovável.

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. É formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

REGULARIZE SUA PROFISSÃO, PROCURE O CONSELHO REGIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS DA 2ª REGIÃO.

Fonte: imirante.com