Notícias

90% DE DESCONTO NA PRIMEIRA ANUIDADE DE RECÉM-FORMADOS

  • 19 de julho de 2023

Técnicos industriais recém-formados podem efetuar o registro profissional com 90% de desconto na primeira anuidade. O benefício está regulamentado pela Resolução nº 201/2022, do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), autarquia federal que normatiza e fiscaliza o exercício legal da profissão por meio dos conselhos regionais que integram o Sistema CFT/CRTs e abrangem as 27 unidades da Federação. A normativa também estabelece o mesmo desconto para todos os profissionais que ainda não dispõem de registro no seu conselho de classe.

O valor da anuidade é proporcional aos meses restantes do ano em exercício.

Dados extraídos do Sistema de Informação dos Conselhos dos Técnicos Industriais (Sinceti), relevam alta na procura por registros no primeiro semestre desse ano, quando o desconto foi instituído, em 2023 o índice foi 13% maior que em 2022.

O compromisso do CRT-02 com o ensino técnico é uma das metas prioritárias da gestão 2022/2026. O presidente João Batista Sousa ressalta que: “os Técnicos Industriais são a engrenagem necessária para que o desenvolvimento da classe se adeque ainda mais as necessidades sociais, e saber que o CRT-02 pontua a valorização antes, durante e depois do ensino técnico é resguardar um futuro grande e promissor para esses profissionais e o país como um todo’’.

Produto Interno Bruto

Estudo recente do Itaú Educação e Trabalho estima que se a oferta do ensino técnico fosse triplicada o Produto Interno Bruto do Brasil poderia crescer 2,32%. A mesma pesquisa revela, ainda, que os profissionais egressos do ensino médio técnico têm, em média, salários 32% mais altos e taxas de desemprego 29% menores do que os de trabalhadores que se formaram no ensino médio tradicional.

Serviço

O registro profissional pode ser solicitado por meio de uma ferramenta online. O interessado deve acessar a página de registro profissional, disponível no site do CRT-02, e anexar os documentos diretamente na plataforma. A autenticidade das informações e documentos passa por criteriosa análise no conselho regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região.  A tramitação pode ser acompanhada por meio de protocolo.